quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A transposição das águas do rio São Francisco





Com a seca comum do nordeste foi criada um projeto nomeado pelo governo brasileiro chamado de "Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional", cujo o objetivo é construir adutoras e açudes para levar a água desse rio para populações mais pobres.
Este projeto começou em agosto de 2007 e a entrega era para 2012 e está  na metade.
Irá ser feira 720Km de canais que só pegaria 2% do volume de água, com um custo de previsto de 6,8 bilhões de reais.Água que deveria ir para o mar, será transportada para açudes da região do semi-árido.
Isso só pega  0,3 % da população de que vive na região muito seca e somente 5% do território que atende Pernambuco,Paraíba e Ceará e Rio Grande do Norte.
Existe ainda uma prova que a maior parte dessa água que será transportada, só beneficiará os grande latifundiário, pois o projeto passará por grandes fazendas e o resultado é que isso não irá ajudar as pessoas pobre.
Alguns exemplo dos aspectos negativos que pode ocorrer:
  1.  Alteração de nível de água e de população de animais aquáticos e plantas;
  2.  Uma seleção de espécies,reduzindo seres vivos nativos e perda de grande biodiversidade;  
  3. Inundando riachos paralelos;
  4. Perda de flora nativa e desaparecimento de habitat de animais;
  5.  Aumento de recarga fluvial dos aquíferos .
Tem muita mais ainda se quiser saber mais entrem em http://pt.wikipedia.org/wiki/Transposi%C3%A7%C3%A3o_do_rio_S%C3%A3o_Francisco#Relat.C3.B3rio_de_impacto_ambiental e vejam!!!