terça-feira, 3 de julho de 2012
Consequencias do inverno
As estações do ano Nosso planeta gira ao redor do Sol. Como o eixo da Terra é inclinado, em certas épocas um dos hemisférios recebe menos luz solar e nessas regiões é inverno. Agora, por exemplo, estamos sentindo frio, mas no hemisfério norte é verão.
Nasa
TERMÔMETROS LÁ EMBAIXO Durante o inverno do hemisfério sul, essa região do planeta recebe menos intensamente a luz do Sol e por isso faz frio. Além disso, há menos tempo com luz solar, ou seja, os dias ficam mais curtos e as noites, mais longas. Nas areas do Brasil próximas da linha do Equador, quase não há diferença, mas nas regiões Sudeste e Sul é fácil notar que anoitece mais cedo.
Getty Images
LÁ EM CIMA
No alto das montanhas, faz mais frio do que ao nível do mar. Tanto que, em alguns lugares do mundo, o topo de montanhas altas tem neve mesmo durante o verão. Isso acontece porque aqui embaixo o solo e o mar absorvem e armazenam um pouco do calor do Sol e o transmitem para o ar. Mas no topo das montanhas isso não acontece. Em locais muito altos, o ar é mais rarefeito e retém menos calor.
Davi Zocoli
TAPETE BRANCO
Parece neve, mas esta camada branca é causada pela geada, fenômeno comum no Brasil. A geada não cai do céu: se forma no chão. Ela ocorre quando a temperatura passa perto de 0 grau Celsius e o vapor de água que existe perto do solo se congela, formando agulhas de gelo que podem queimar as folhas ou até causar a morte de plantas.
Divulgação
XI, CONGELOU!
Não é só o ar que fica frio no inverno: a água também! Em certas regiões do mundo, a temperatura de rios e lagos pode ficar abaixo de zero e, nesse caso, ela se congela! Como o volume de água nesses locais é bem grande, isso acontece apenas com uma parte da água, e o gelo se acumula na superfície porque é mais leve. Assim, os peixes e vegetais continuam vivendo normalmente lá embaixo
Nasa
DE OLHO NO CÉU
Durante o inverno no Brasil, a umidade é menor e menos nuvens se formam. Com o céu limpo é mais fácil observar as estrelas à noite. Nas grandes cidades, as luzes artificiais e os poluentes podem atrapalhar a observação. Mas, se você viajar para uma praia ou sítio, dê uma boa olhada para cima. Nessa época, além das estrelas, é possível ver os planetas Vênus, Saturno e Júpiter, que parecem estrelas bem brilhantes.
Divulgação
NEM TÃO VERDINHAS...
Muitas plantas perdem as folhas no inverno para gastar menos energia e sobreviver. Outras entram em hibernação e ficam sem novas flores, folhas ou frutos. Há até as que aumentam a produção de açúcar na seiva, para garantir energia. Mas o período de frio é importante no ciclo de desenvolvimento de certas espécies e há sementes que só germinam no inverno.
Luigi Manprim
FRIO QUE VEM DE LONGE
No Sul e Sudeste do Brasil, muitas vezes a temperatura cai de repente por causa de uma frente fria. Esse fenômeno acontece quando há deslocamentos de ar frio da Antártica. O ar frio e seco empurra massas de ar quente para cima e se desloca mais perto do solo. Muitas vezes, o vento gelado aumenta a sensação de frio e, se houver muita umidade, podem acontecer chuvas fortes com raios e granizo.
Divulgação
OLHA A NEVE!
Aqui no Brasil, é difícil nevar, mas o fenômeno acontece em algumas cidades da Região Sul. A neve nada mais é do que água. As nuvens são formadas por vapor de água que, quando atinge grandes altitudes, passa para o estado sólido e vira cristais de gelo. Esses cristais caem em forma de neve quando a temperatura perto do solo também fica baixa.
Fonte :http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/conteudo_planetinha_484074.shtml