sábado, 28 de julho de 2012

Tem mais coisa reutilizada...

Olá pessoal!!! Aqui tem mais uma coisa que foi reutilizada. Na imagem, tem uma caixa de ovos, da qual foi pintada e virou um porta treco!!!

Com essas e outras coisas é que fazemos a diferença para um planeta sustentável (objetivo da Rio+20)!!!
Bom, essa foi a dica de hoje, e até mais tarde!!!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Algo Reciclável em algo que pode utilizar em casa!



Pessoal, aqueles que tiverem garrafa pets  podem formar em utensílios é só saber usar a imaginação.
Acima vocês veem dois potinhos, um para algodão e outro para cotonetes.
Viu como dá para formar algo reciclável em utilização?

Mister Maker




O Shopping Butantã está tendo uma novidade!
A criançada pode se divertir num programa de atividades.
Onde o material em que utilizam são recicláveis!
Acesse: http://shoppingbutanta.com.br/acontece22.asp para saber mais informações.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

APA - Sistema Cantareira



O sistema da Cantareira é um manancial.
O principal objetivo é a proteção dos recursos hídricos que abastece a região metropolitana de São Paulo e local de drenagem dos reservatórios Jaguarí, Jacareí, Cachoeira, Atibaia.
O Sistema Cantareira é um dos maiores sistemas de abastecimento público do mundo.

O abastecimento público de água tem íntima relação com a
história da formação da metrópole paulista. Nas fases iniciais de
urbanização, o abastecimento era estruturado sobre atendimentos de pequeno porte, através de um sistema de pequenas represas na Serra da Cantareira. Com a urbanização crescente de
São Paulo e o rápido crescimento demográfico provocado pela
industrialização, iniciou-se a busca de mananciais protegidos
distantes das áreas urbanizadas, como na região do Alto Cotia,
em 1914, e no Rio Claro, em 1932, e a utilização de reservatórios
já existentes, como a Guarapiranga (1928) e Billings (1958). Apesar da ampliação das fontes de água, regiões de São Paulo,
como a Zona Norte, continuaram com grandes deficiências de
abastecimento.
A implantação do Sistema Cantareira durou quase duas décadas.


Para mais informações acesse http://www.socioambiental.org/banco_imagens/pdfs/10289.pdf


Bacia do Rio Paraíba do Sul

Está localizado entre os estados de SP,MG e RJ.
O Rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna,que têm seus recursos orientados na direção Sudoeste, ao longo dos contrafortes interiores da Serra do Mar.Após essa confluência, e já denominado Paraíba do Sul, o rio continua seu curdo para Oste, onde é barrado pela Serra da Mantiqueira, que o abriga a inverter completamente o rumo do seu curso, passando a correr para Nordeste e, depois, para Leste, até a sua foz no Oceano Atlântico.
Além de tudo isso é caracterizado pelo bioma da Mata Atlântica.








RECICLAR

A Reciclar comercializa materiais recicláveis ferrosos e não ferrosos, comprando, segregando e enviando às indústrias Metalúrgicas, Siderúrgicas ou Fundições no Brasil. Além disso a Reciclar realiza a logística reversa, reintegrando parte dos materiais ao ciclo produtivo.    Reciclar contribui para o Desenvolvimento Sustentável colocando em prática o lema de viver sem agredir a natureza, transformando materiais que levariam séculos para se decompor em matéria prima para as indústrias, que transformam os resíduos com o objetivo de se tornarem produtos novamente.
Gerenciamento de Resíduos - Importância do Gerenciamento:O gerenciamento e o destino final de forma adequada dos resíduos sólidos produzidos e gerados, através do pós-consumo e pós-venda, tornaram-se ultima década uma necessidade eminente de todos os agentes produtores (indústria /comércio), consumidores (geradores) e órgãos governamentais (administradores / fiscalizadores), todos como co-responsáveis, e empenhados na busca de soluções.    A RECICLAR vem se profissionalizando e especializando neste segmento, com o objetivo de solucionar de forma economicamente viável e ambientalmente sustentável, o destino final de todos os resíduos coletados, segregando, reutilizando, reciclando, transportando, realizando a logística reversa, reintegrando os resíduos ao ciclo produtivo.Desmobilização - Capacidade de Desmobilização:Além do Gerenciamento de Resíduos, a RECICLAR atua na Desmobilização de Estruturas Metálicas, realizando de uma forma segura e logisticamente viável toda a operação de desmonte necessária. Atendendo a Política Ambiental e da Qualidade, busca no desenvolvimento do Sistema de Gestão Integrada (SGI), através da implantação do sistema 5S e a Certificação para ISO 9001 e ISO 14001 através do IEL, a excelência nos processos de Gerenciamento, Desmobilização, Comércio e Industrialização de Resíduos.




Fonte: http://www.reciclarbrasil.com.br/servicos.asp

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Parque nacional do Itatiaia

O parque, é uma área de preservação ambiental, da qual uma parte é aberta ao público.
Se localiza no Maciço do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Ele é o mais antigo parque do Brasil, e foi criado dia 24 de junho de 1937.
O nome, é originário do tupi, e significa penhasco cheio de pontas.
Nele, tem os picos mai altos do Brasil.
Nele há Mata Atlântica, onde vivem diversos animais, como o mico-leão-dourado.
Lá tem o maior número de plantas que só lá vivem, como a orquídea.
A fauna da parte baixa é mais rica, abrigando animais de grande porte ou até mesmo quatis. A diversidade de pássaros de lá, é muito grande, ajudando tornar o parque uma importante área de preservação.
Para mais informações, acesse o site do PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA

Na realidade, o que é meio ambiente?


Quando ouvimos falar sobre meio ambiente pensamos logo em florestas, campos, e lugares que tenham plantas ou animais a serem preservados. A expressão “meio ambiente”, entretanto pode indicar qualquer “espaço” em que um ser vive e se desenvolve. Na interação e nas trocas de energia que se estabelece entre ser vivo e meio ambiente há transformação quanto do ser vivo como do meio ambiente. No caso do ser humano, além do espaço físico e biológico existe também o espaço sociocultural. Desse modo, pode-se considerar o local onde se mora, onde se trabalha ou se estuda como parte do meio ambiente. Hoje em dia se fala muito em Ecologia, mas poucas pessoas agem ecologicamente. O termo Ecologia foi proposto em 1988 pelo biólogo Haeckel, e é composto por duas palavras gregas: oikos, que quer dizer “morada”, e logos, que significa “conhecimento”. Conhecer Ecologia significa estudar a morada, a casa, o ambiente onde vivem os seres vivos.
Todos os seres vivos se relacionam entre si e com o meio ambiente, mas apenas o homem atua conscientemente sobre ele. O homem tem sido responsável por grandes e rápidas transformações dessa “morada” principalmente a partir da crescente urbanização ocorrida após a Segunda Guerra Mundial. Essa urbanização foi mais intensa quando a população rural deixou o campo para tentar a vida na cidade e exigiu um aumento no abastecimento de alimentos e bens de consumo. Isso foi possível devido aos avanços tecnológicos proporcionados pela revolução industrial a partir do século XVIII.
As inovações tecnológicas permitiram a produção de bens de consumo em enorme quantidade e a fabricação de embalagens cada vez melhores que garantiram, o transporte seguro e a durabilidade desses bens.

Rota do Sol

A Rota do Sol está localizada em sua maior parte no município de São Francisco de Paula, no estado do Rio Grande do Sul.
Seu objetivo é preservar os recursos hídricos, além de conservar ás áreas ocupadas pelos campos caracterizados como savana gramíneo-lenhosa e florestas da encosta da Mata Atlântica. A proteção da área permite a recuperação das zonas com florestas ombrófila mista ou densa, proporcionando a preservação e conservação da fauna silvestre, além de garantir a conservação da paisagem e da cultura  regional.
Uma coisa interessante é que seu bioma é a Mata Atlântica e sua área muito bem preservada.
Os visitantes são para fazer pesquisas e com agendamento.
Se você que está lendo essa reportagem e quiser saber mais informações acesse http://www.sema.rs.gov.br/upload/Plano_manejo_APARotadoSol.pdf


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Reserva Biológica Atol das Rocas

a primeira reserva biológica  reserva fica na Ilha de Fernando de Noronha e foi a primeira reserva biológica marinha brasileira.
O atol das Rocas é o único atol o oceano atlântico sul tem uma importância ecológica fundamental por sua alta produtividade biológica e por ser uma importante zona de abrigo, alimentação e reprodução de várias espécies de animais.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiro é uma reserva ecológica e se localiza no estado de Goiás , no município do Alto Paraíso.
Ela é conhecida pelo sua flora, fauna, canyons, cachoeiras, cavernas que são exuberantes, lindíssima e riquíssimas.Além disso,é o lugar que a maior luminosidade vista da órbita da Terra.Isso ocorre devido ao inúmeros cristais de quartzo que afloram do solo,além da quantidade de outros metais e minérios.
E oferece ao visitante a preservação das origens, da natureza e dos laços humanos para o terceiro milênio.
As pessoas podem se hospedar nessa reserva.





Para mais informações acesse http://www.chapadadosveadeiros.com.br/

Áreas de preservação

Com o intuito de preservar ambientes do patrimônio natural e cultural do Brasil, foi criada no ano 2000 a Lei Nacional N° 9.985. Conforme essa lei, a União, os estados e os municípios podem criar novas Unidades de Conservação. No Brasil, essas unidades são definidas como áreas que possuem características naturais relevantes e cujo ecossistema necessita de proteção e conservação. A criação dessas unidades de conservação é de fundamental importância para a preservação dos ecossistemas, proporcionado pesquisas científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do meio ambiente. Atualmente o Brasil possui 728 unidades de conservação, sendo que existem diferentes tipos de unidades, cada uma recebendo classificação de acordo com suas características e objetivos a serem atingidos. Essas unidades podem ser destinadas à exploração sustentável de recursos naturais, preservação total do ecossistema, realização de pesquisas, visitação para promover a educação ambiental, etc. Elas são classificadas como: Parques Nacionais, Reservas Biológicas, Reservas Ecológicas, Estações Ecológicas, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico, Floresta Nacional, Reserva Extrativista e Refúgio de Vida Silvestre. 

Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/unidades-conservacao-brasileiras.html

terça-feira, 10 de julho de 2012

APA da Serra de Baturité


É o primeiro e o maior em extensão criada pelo governo do Ceará.
Tem características únicas,como abriga uma cobertura vegetal complexa , onde serve  de refúgio ecológico para uma Fauna e Flora diversificada, e se proteja como condição indispensável na formação e manutenção de bacia hidrográfica, cuja importância é indiscutível tanto para a região como para o abastecimento da capital do Ceará.
As características climáticas e geomorlógicas possibilitaram a evolução complexa cobertura vegetal, com características gerais da floresta úmida,fazendo parte do Complexo Florestal da Mata Atlântica.
Para informações acesse http://antigo.semace.ce.gov.br

APA Itacaré - Serra Grande

O APA(Área de proteção ambiental) Itacaré é um lugar que fica na Bahia- Itacaré.
Os principais objetivos são:
-proteger paisagens e beleza cênica
-proteger rios,nascentes e riachos;
-incentivar o uso equilibrado dos recursos naturais;
-estimular o desenvolvimento regional;
-preservar espécies de animais e vegetação.

Um local também onde tem várias praias,uma delas a Prainha está entre as 10 mais lindas do Brasil.
Lá também é um lugar onde você pode visitar,pode surfar,tem resorts,pousadas e tudo mais.
É um lugar incrível!




Para saber entre no site  http://www.itacare.com.


Quando um animal é considerado em extinção?

Isso ocorre quando ele não consegue mais se adaptar em seu habitat, por conta do clima ou das mudanças ocorridas nele, ou por causa da caça ilegal.
Para ele ser considerado em extinção, deve haver uma redução de sua população de até 90% nos últimos 10 anos. Então, o previsto é que tenham apenas 50 adultos no planeta, diminuindo a possibilidade de se reproduzirem. 
Para salvar as espécies existem cativeiros, mas no caso da arara azul, é possível que só tenha um macho em liberdade, que deverá acasalar com uma fêmea de cativeiro.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Kruger Park




O Kruger Park é safári e um lugar de preservação.
Ele está localizado em Mbombela, sul da África e é um dos maiores parque nacionais sul-africanos e para por fim ele é um dos maiores do mundo. Esses parques não tem problemas com garimpo, extração de madeira e pesca ilegais, mas o  maior desafio são quadrilhas caçadores clandestinos e traficantes de chifres de rinocerontes. No caso dos chifres eles empregam helicópteros, armas e munições soníferas do uso controlado por veterinários.
De Janeiro para Julho de 2010 morreram 32 rinocerontes no parque Kruger Park. Os traficantes mobilizam os rinocerontes com soníferos ou munição convencional, arrancam os chifres e eles morrem numa morte lenta e dolorosa. Os chifres são usados no Oriente Médio como cabos de punhais e facas de luxo. Já na China e noutro países Asiáticos é moído em pó e usado em remédios tradicionais.

No Kruger Park vários rios atravessam de leste a oste, o clima é subtropical. Há vários tipos de vegetação o

Knob espinho e Marula Veld,Red Bush , salgueiro e Mopane Veld e Mopane Arbusto Veld.

Há 517 espécies de aves no parque e todos os 5 grandes mamíferos caçadores estão nesse parque incrível e tem webcams para observar a vida selvagem.

Este parque é um lugar turístico para saber mais, entre no site http://www.sanparks.org/parks/kruger/.


Preservação e as Unidades de conservação






 As paisagens naturais e aquela que foram sofreram pequenas transformações do ser humano precisam ser preservadas.Isso é importante porque:
-muitas apresentam espécies vegetais e animais em risco de extinção;
-são fontes de pesquisas científicas;
-algumas espécies vegetais podem ser empregadas pela medicina para  cura de doenças;
-apresentam interesse para o desenvolvimento do turismo;
-nelas há comunidades humanas que vivem de maneira tradicional,alterando pouco o ambiente,e devem ter sua cultura preservada.Ex:comunidades ribeirinhas do Rio Amazonas.
As unidades de conservação:
Para que as paisagens sejam protegidas,preservadas,o estado elabora leis de proteção ambiental,bem como estabelecer mecanismos de fiscalização e controle das áreas naturais protegidas.
As áreas naturais protegidas são superfícies de terra ou mar dedicadas á proteção e á manutenção da diversidade da flora e da fauna,assim como da população e da cultura locais.São chamadas unidades de conservação.
Essas unidades podem ser dividades em :
-unidades de uso sustentável: objetivo principal é combinar a conservação da natureza e o uso sustentável de parte de seus recursos;
-unidades de proteção integral:objetivo principal é preservar a natureza,sendo proibida a exploração de seus recursos.



Projetos para salvar a arara azul

                        
O principal objetivo, é vigiar a população do município de Barão Melgado, no Pantanal do Mato Grosso, pois lá há uma grande concentração de araras azul. Dessa forma, permite as araras  viverem mais livres, pois já que a população está sendo vigiada, não correm muitos riscos de serem capturadas.
A equipe mapeou muitos ninhos, pois assim ajudaria a estudar a qualidade da reprodução.
Quem apóia a pesquisa é: WWF Brasil, Fazenda São Francisco do Perigara, Instituto Arara Azul, Parque das Aves Foz Tropicana e Museu de História Natural Capão da Imbuia.
Para mais informações, entre no site do PROJETO ARARA AZUL